“Sabe quando você escuta uma música, sente um determinado cheiro ou vê uma fotografia que desencadeia uma lembrança? Neste momento acionamos nossa memória afetiva, que é carregada por emoções e ultrapassam o tempo.
A infância é um momento oportuno para criarmos boas memórias nas crianças, pois essas lembranças serão o “chão” pelo qual o adulto vai caminhar o resto da vida. São elas que vão ajudar na formação de valores e caráter da sua criança, bem como autoestima, senso de segurança e pertencimento. Afinal, como não se lembrar com carinho de momentos de leitura em família, de cozinhar juntos, de chegar da escola e sentir o cheirinho de bolo fresco pela casa?
Uma das lembranças mais gostosas da infância também é das nossas brincadeiras preferidas, aquelas que não precisávamos usar as telas de um celular ou computador de última geração, nas quais o que valia mesmo era interagir com nossos amigos, usar a imaginação e a criatividade. Elas nos faziam gastar energia e nos divertir.
Outra lembrança querida são as festas de aniversário, que ficam eternizadas em nossos corações, a família e amigos reunidos, as cores, as comidinhas, o bolo preferido. Existe memória afetiva mais gostosa do que essa? E assim as memórias afetivas vão sendo construídas.
Você tem sido intencional em criar boas memórias afetivas para a sua criança? Lembre-se sempre que, o que de mais valioso podemos deixar para nossos filhos, é o tempo que dedicamos a eles.”
Nós, da Vila Coruja, adoramos participar da criação dessas memórias afetivas, porque vamos muito além do “salão decorado com capricho” ou da “comida servida fresquinha”. É nos detalhes que nós ajudamos a fazer a diferença!
Texto gentilmente escrito pela psicóloga Jocelaine Vieria da Silva, especializada em tratamento de sono infantil e terapia de casais e parceira do Grupo Vila Coruja.