No cenário atual em que vivemos, somos constantemente bombardeados com informações sobre alimentação. Mas nem sempre conseguimos distinguir claramente qual o melhor caminho a quando decidimos a alimentação dos nossos filhos!
Já conversamos sobre o que, hoje, é uma alimentação saudável, aqui no blog. Se você ainda não leu, veja aqui.
Mas, quando devemos começar a cuidar da alimentação dos nossos pequenos? E como fazer isso? Vamos entender!
Você já ouviu falar nos “Primeiros 1000 dias”?
Estudos mostram que, o cuidado com nossos pequenos, nesse período, que é considerado um INTERVALO DE OURO, geram impactos positivos por toda a vida!
Imagine só, o que a mãe decide da sua alimentação, durante o período de gestação e lactação, está diretamente ligada ás escolhas alimentar, paladar do seu filho na vida adulta!
E muito além da saúde, as decisões tomadas nesses primeiros mil dias de vida, impactam também nas atividades físicas e nas habilidades de aprendizado deles!
Então, se existe um período em que os cuidados com a alimentação são mais importantes, esse período se chama “Os primeiros 1000 dias”. E não são só os cuidados com a alimentação que são essenciais nesse período, que vai da gestação até o segundo ano de vida, os demais cuidados como atenção, afeto, carinho, estímulo também são de suma importância.
Nesse período acontece o maior estirão de desenvolvimento do ser humano, além de ser anos essenciais para o desenvolvimento do sistema imunológico e do sistema nervoso.
E se você ainda tem dúvidas que o bebê possa “lembrar” dos sabores, ainda dentro da barriga… Saiba que vários estudos apontam que a alimentação da mamãe durante a gestação geram uma memória de paladar, através de nuances de sabor contidos no líquido amniótico.
Então, vamos oportunizar aos nossos pequenos, o acesso a alimentos de verdade! Desembalar menos, descascar mais! Evitar alimentos industrializados, estimular o paladar com a diversidade de sabores e aromas naturais! Pois a educação nutricional direcionada nesse período fará toda a diferença na vida dos nossos filhos!
Não sabe quais são as melhores decisões alimentares que você deve tomar? Procure um Nutricionista, que é o profissional habilitado a individualizar os planos alimentares de acordo com as necessidades.
Quer saber mais sobre os “Primeiros 1000 dias”? Acesse:
Leia também:
Comidinhas de Inverno: 3 receitas de sopas nutritivas