logo-vila-coruja-festas

Falta de sono x qualidade de vida

Conteúdos

É comum durante a gestação escutarmos o seguinte conselho: “aproveita pra dormir, porque depois que o bebê nascer, você vai ver como é uma tortura a privação de sono”. É uma fala desmotivante, mas quem é mãe e já passou por isso, sabe o quanto é verdadeira.

Sabemos que uma boa noite de sono impacta diretamente em nossa saúde física e mental, e o mesmo vale para nossos filhos. Seu desenvolvimento, ingestão nutricional e comportamentos, estão intimamente relacionados à quantidade e qualidade do sono.

Se para nós, adultos, já é tão difícil dar conta de um dia cheio de afazeres depois de uma noite mal dormida, imagine para as crianças, que não têm maturidade para entender todo esse cenário. A irritabilidade é inevitável e, com ela, vem a falta de apetite e o desgaste mental. É provável que isso tudo, se for uma constante, leve ainda à perda do desempenho escolar mais tarde.

No entanto, o cenário pode ser diferente. Por meio de orientação profissional é possível compreender como conduzir a criança para um sono saudável, respeitando sua maturidade neurológica e extraindo o melhor que ele pode oferecer em cada faixa etária.

Texto parcialmente elaborado pela psicóloga Jocelaine Vieira, parceira da Vila Coruja e especialista em sono infantil.

Compartilhe nas mídias

Facebook
WhatsApp
Pinterest
logo-vila-coruja-festas

Faça um orçamento

Faça aqui a sua festa do jeitinho que você sonhou.