Você conhece o verdadeiro significado do Halloween? A origem do dia das bruxas, ou “All Hallow’s Eve” significa “Vigília de todos os santos”, e começou na Europa com os celtas, centenas de anos antes de Cristo.
Para eles, a noite do dia 31 de outubro servia para celebrar o fim da colheita, o início do Ano Novo Celta e do inverno, um período de dias muito frios e cinzentos. Os celtas acreditavam que por essa característica, de dias “tenebrosos”, era possível se comunicar com os mortos e espíritos, aí surgiu a associação com as bruxas.
As celebrações eram feitas com muita comida e leite que, com o passar do tempo, foram sendo substituídos por doces, já que as crianças também começaram a comemorar maçiçamente em outras partes do mundo, inclusive no Brasil. O fato de se vestirem de vampiro, múmia e bruxas, por exemplo, deixa a comemoração de adultos e crianças ainda mais divertida. Aqui no Brasil também já virou uma tradição entre a criançada sair pela vizinhança perguntado se o morador prefere “doces ou travessuras”.
Já no México, o dia das bruxas é comemorado entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, e significa “dia de los muertos”. A celebração religiosa em homenagem aos ente queridos mortos serve para nos mostrar que a morte é um processo natural e inevitável da vida, e que não deve ser tratada de forma tão dolorosa.
Na Vila nós temos uma relação íntima com o Halloween, já que a nossa mascote é uma corujinha. A ave é símbolo de sabedoria, mistério e capacidade de ampla visão. Tem tudo a ver com o Halloween! Por essas e outras que iremos realizar a segunda edição da nossa “Nada nada assustadora festa de Halloween”.
Seja como for que você queira comemorar o dia das bruxas, leve sempre para o lado divertido e nunca se esqueça da famosa frase ao visitar uma casa: “doces ou travessuras”?