Quando brincar aprender caminham juntos, a educação torna-se mais saudável para as crianças
Vocês já repararam como as crianças têm brincado de uma forma diferente? As brincadeiras de roda, de tabuleiro, e aquelas que exigiam apenas criatividade, têm sido substituídas pelos mais diversos jogos eletrônicos. A oferta de tecnologia, que tem acontecido desde muito cedo para as crianças, está criando uma geração cibernética.
Mas, afinal, qual a importância do brincar para o desenvolvimento infantil?
Atrás de uma simples brincadeira de “pique-esconde”, por exemplo, as crianças aprendem a contagem de números, desenvolvem a agilidade e a interação com os amigos. E quem não lembra de como era gostoso ser desafiado na “forca” e no “stop”? Com eles os conhecimentos gerais sobre os mais diversos assuntos ficavam à toda prova. Era uma divertida forma de testar o conhecimento.
Cada faixa etária apresenta gostos, limitações e necessidades diferentes e, consequentemente, as brincadeiras também devem ser bem específicas. O objetivo principal de uma brincadeira é causar bem estar e alegria em uma criança, e jamais uma sensação de inferioridade ou incapacidade. E o aprendizado que está incutido nela tem igual importância.
Através de uma brincadeira podemos perceber qual a personalidade de uma criança, a forma que ela lida com as frustrações, o seu nível de coordenação motora, capacidade intelectual, entre outros aspectos. Podemos dizer que uma brincadeira, por mais simples que seja, “esconde” diversos benefícios.
Quando os pais brincam com os filhos, ajudam no desenvolvimento deles como pessoas, além de estreitar as relações em família. É nesse momento que a criança vê que pode confiar nesse adulto”, afirma Maria Angela Barbato Carneiro, pedagoga e coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.
Na Vila Coruja o “brincar” é levado a sério, e todas as oficinas e brincadeiras oferecidas são pensadas com todo cuidado e carinho pela nossa equipe, respeitando cada faixa etária. Seja nas brinquedotecas ou na Vila Festas, a Vila é o lugar da diversão e das melhores memórias afetivas!