Visível dificuldade de socialização, aspectos autistas e grande interesse em se aprofundar em assuntos específicos. Essas são as principais características da Síndrome de Asperger, um transtorno neurobiológico que se enquadrada nos perfis de Transtorno de Espectro Autista (TEA).
As pessoas portadoras geralmente herdam parcialmente essa condição, mas fatores externos têm contribuição direta para acentuá-la. É de suma importância prestar atenção nos detalhes do dia a dia.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME
Outros fatores podem ajudar pais, professores e profissionais a diagnosticarem uma criança com a síndrome. Luz forte, som alto repetitivo, mudança de rotina, reunião de muitas pessoas. Essas condições causam grande irritação nos portadores. É comum também haver distúrbios no sono, com episódios de insônia recorrente.
DIFICULDADE DE EXPRESSAR EMOÇÕES
As pessoas que têm a Síndrome de Asperger apresentam uma falta de empatia não desejada por elas. Não conseguir identificar sentimentos e intenções alheias, além de não conseguir expressar os próprios, dificultam ainda mais a interação e o convívio social dos portadores.
Quanto mais cedo for o diagnóstico, maior a possibilidade de tratamento através de terapia direcionada. A criança apresenta sinais desde cedo, e é muito importante a família dar atenção aos pequenos indícios, até mesmo para não haver confusão de diagnóstico com o autismo.
A dificuldade de convício social pode prejudicá-la não somente na escola, mas na construção de amizades e relacionamentos afetivos na vida adulta. Mas a Síndrome Asperger também caracteriza pessoas com um nível de inteligência elevado.
CURIOSIDADE
Famosos como: Elon Musk, Greta Thunberg, Bill Gates, Anthony Hopkins e Lionel Messi são portadores dessa condição.
Fontes pesquisadas:
https://www.vittude.com/blog/sindrome-de-asperger/
https://www.doctoralia.com.br/perguntas-respostas/o-que-se-define-como-asperger