Com tantos chocolates e outros tipos de doces, como fica a saúde dental das crianças depois da páscoa?
A Páscoa simboliza renovação e ao passar dos anos anos vários símbolos foram criados para representar esse momento.
Um desses símbolos é o ovo que representa uma nova vida. A princípio as pessoas ofereciam ovos pintados como presente, hoje são os ovos de chocolate que enchem nossos olhos.
Essa é a época de festividade mas, o açúcar e a comilança desregrada podem resultar em cárie.
A cárie é uma doença causada por bactérias que não dá trégua a ninguém: adultos e crianças estão propensos a ela.
O que a Páscoa tem a ver com isso?
E a Páscoa de tão doce pode ser um momento propício para o aparecimento ou aumento na quantidade de cárie, sendo importante o cuidado com saúde dental.
Como isso acontece?
O açúcar do chocolate e outras guloseimas fica impregnado nos dentes que, se não forem adequadamente, é o alimento que as bactérias adoram.
Juntamente com o açúcar as bactérias começam a consumir o esmalte dos destes causando a cárie.
Então como aproveitar o doce gostinho da Páscoa?
Consumindo de maneira moderada e realizando uma boa higiene após esse consumo com uma escovação eficiente e o uso do fio dental.
Cuidado redobrado com as crianças nessa época que devem ter a higienização supervisionada por seus pais ou responsáveis!
Uma dica é consumir o chocolate em uma porção única ao invés de várias porções ao dia. Isso porque, provavelmente, será difícil que a escovação seja feita após muitas “beliscadinhas” no chocolate.
Mas não é pra comer aquele ovo de 500g de uma vez só! Também lembro que os chocolates que contém mais cacau em sua composição possuem menos açúcar.
Moderação e higienização adequada: esse é o segredo!
Leia também:
Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e marque seus amigos papais e mamães que precisam saber sobre estes cuidados com a saúde dental após a Páscoa!