A preocupação com a saúde dental e o sorriso do seu filho deve começar mais cedo do que você imagina.
Embora a maioria dos bebês não tenham dentes antes dos seis meses de idade os cuidados bucais são importantes. É recomendável higienizar a gengiva dos bebês desde o nascimento.
No início pode haver um pouco de resistência e irritabilidade mas, com o tempo, eles acabam acostumando e até gostando!
Entre os três e nove meses os dentinhos de leite (decíduos) começarão a nascer. Isso pode tornar seu filho agitado, gerar insônia e perda de apetite.
Nessa fase já há a necessidade do uso de uma escova ultra macia para escavação delicada dos pequenos dentinhos.
Normalmente os dentes de leite nascem todos (20 dentes) até o segundo ano de vida.
A visita regular ao dentista, a cada seis meses, já desde essa fase é ideal para que o bebê possa acostumar e entender que esse procedimento fará parte de sua vida. Além do mais, quanto mais precoce for a descoberta de qualquer problema que possa ter, como alguma cárie por exemplo, mais rápido e menos desgastante será o tratamento não gerando traumas.
Até mais ou menos seis anos de idade as crianças têm 20 dentes na boca: dois incisivos centrais, dois incisivos laterais, dois caninos, dois primeiro molares e dois segundos molares em cada arcada dentária.
Aos seis anos, normalmente começam a erupcionar (nascer) os primeiros molares permanentes que são dentes posicionados atrás dos segundos molares decíduos, ou seja, nenhum dente cai para que esses nasçam.
Lembro que existem variações: essa é a média de idade em que as coisas acontecem.
Leve seu filho ao dentista o mais precocemente possível, ele é o profissional adequado para lhe tirar dúvidas a respeito da saúde bucal!
Gostou do post? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe o seu comentário, ele é muito importante para nós aqui no Blog da Vila!
Leia também: Alimentação Saudável: o que, hoje, é saudável?