Dicas para planejar as refeições das crianças


Rodízio de carne! Certeza que você já pensou naquela picanha, e no mesmo momento, voltou a olhar: quem está falando sobre isso mesmo?

Na verdade, quero falar pra vocês sobre o planejamento das refeições das crianças!

Uma das coisas que as famílias mais me falam é: você poderia fazer um cardápio semanal para que pudéssemos seguir…

Planejar refeições para crianças depende de toda a família

Planejar refeições para crianças depende de toda a família

Mas cada família é única, tem preferências distintas. E em cada cantinho do Brasil, a oferta de alimentos é diferente… sem falar no preço, que também varia muito!

Então é muito complicado sugerir um cardápio assim, porém posso te ajudar a pensar num cardápio bem legal para as crianças e toda a família, através do “Rodízio de Carnes”.

E como funciona?

Você vai pensar em um cardápio variando o tipo de carne, em cada dia da semana! Aqui em casa fazemos assim:

Segunda: Criativa! – Sem proteína de origem animal
Terça: Frango
Quarta: Peixe
Quinta: Carne suína
Sexta: Carne bovina
Final de semana: Normalmente fica livre… já que normalmente não almoçamos em casa nos finais de semana!

Por que fazer esse rodízio?

Vou te contar algumas vantagens!

Se você, assim como eu, cozinha em casa, vai perceber que, as crianças (digo, bebês) expostas aos diferentes aromas de alimentos, aqui em questão, as carnes, terão uma memória olfativa que facilitará a introdução alimentar!

Todos os tipos de carnes são fontes importantes de proteínas de alto valor biológico, ferro e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12.

Além dessas vitaminas, a carne bovina é rica em cobre, potássio e magnésio. As carnes de porco, são fontes de potássio e as de peixe tem cálcio, tripofano, ômega 3 e selênio.

Já a carne de frango é rica em vitamina B3 e fósforo. Então essa variação de proteínas, vai ajudar também a alcançar uma correta nutrição, consumindo nutrientes diferentes em cada proteína!

Diversos estudos associam o consumo superior a 500g de carne bovina/semanal à maior incidência de câncer de intestino… então, melhor variar a proteína!

E na segunda feira, como normalmente cometemos alguns excessos no final de semana, elegemos o dia sem carne! Aí se vira nos trinta para oferecer alguns substitutos! Eu aproveito que segunda é o dia que chega a minha cesta de produtos orgânicos e faço cogumelos, brotos e vários legumes, além do tradicional arroz com feijão!

E o ovo?

Aqui, o ovinho está presente em praticamente todo o café da manhã da pequena! E além de ser super saudável e nutritivo, eu já faço isso por outro motivo também!

Vocês sabem que a família viaja muuuito! E na maioria dos países, o que sempre terá no café da manhã é um omeletinho, então fica a dica! E também pensando nos pequenos viajantes, comer outras proteínas, é o início de uma viagem tranquila.

E, por fim, mas não menos importante: determinando o dia de cada carne, fica bem mais fácil o planejamento do cardápio!

Que tal organizar sua semana assim também?

Leia também:

Adorou a dica? Então compartilhe para facilitar a vida de outras famílias!

Larissa Trentini

Larissa Trentini

Nutricionista e Chef de Cuisine em Snack Saudável
Mãe de dois, apaixonada por alimentação e viagens com família.
Larissa Trentini

Comente pelo Facebook

Comentários

About Larissa Trentini

Mãe de dois, apaixonada por alimentação e viagens com família.