logo-vila-coruja-festas

Bruxismo: um hábito que preocupa muitos pais

Conteúdos

Hoje vamos falar sobre o bruxismo: o hábito de ranger ou apertar os dentes.

Pode ocorrer durante o dia ou a noite, consciente ou inconscientemente.

Nas crianças, até mais ou menos os seis anos de idade, esse é um processo fisiológico. Ou seja, o ranger dos dentes principalmente a noite é um hábito normal do organismo para receber os dentes permanentes. A criança desgasta as pontinhas dos caninos e estimula o crescimento das bases ósseas.

É claro que se deve ficar atento, pois existe também o bruxismo patológico. Esse é muito preocupante, pois faz um desgaste excessivo dos dentes, pode causar dores, fadiga e sensibilidade musculares e de cabeça, além de retração gengival, dentes sensíveis e frágeis podendo até ser fraturados com maior facilidade.

O bruxismo patológico pode estar associado à distúrbios do sono, ansiedade, depressão, efeitos colaterais de remédios, maloclusão dos dentes, estresse, frustração ou alguma situação que pode afetar o psicológico que a criança pode estar passando.

Ao notar sinais de que a criança está com bruxismo procure um profissional para adequado diagnóstico independente de quando ou quanto isso ocorre.

O tratamento normalmente é feito com plaquinhas interoclusais e, se necessário uso de medicamentos como relaxantes musculares e anti-inflamatórios.

Gostou do post? Compartilhe nas suas redes sociais e marque os seus amigos papais e mamães que precisam ficar atentos no assunto.

Leia também:

Saúde Dental: o que você precisa saber sobre o sorriso do seu filho

Compartilhe nas mídias

Facebook
WhatsApp
Pinterest
logo-vila-coruja-festas

Faça um orçamento

Faça aqui a sua festa do jeitinho que você sonhou.