Brincadeiras de Inverno para aquecer e se divertir


Brincadeiras de Inverno

O inverno chegou… E com ele a tão esperada férias de julho.

Mas o que propiciar às crianças com tanto tempo livre em casa? Se você não consegue pegar férias junto com seu filho, tenho certeza que ao chegar em casa ele estará lá te esperando ansioso para contar como foi o seu dia em casa, nesse momento aproveite para conversar e brincar com seu filho…. Que tal propor uma brincadeira diferente?

Hoje vou ensinar algumas brincadeiras para se aquecer nesse inverno e garantir a diversão com a criançada. Uma maneira muito divertida de brincar com as crianças é criar, com eles, brinquedos novos… inventar brincadeiras, e depois soltar a imaginação.

1) Papelão

Brincadeiras com Papelão no Inverno

Que tal procurar em casa aquela caixa de papelão que você não usa mais, que só esta ocupando espaço no seu armário e junto com o seu filho criar um brinquedo novo?

Com poucos materiais, como cola, tesoura, fita adesiva, tinta e um pouco de criatividade, vocês podem confeccionar: avião, carro, e até mesmo um barco, aproveite e seja um pirata: com uma camiseta velha faça uma bandana para amarrar na cabeça, com um pedaço de papel, desenhe e recorte um tapa-olho, pinte de preto, coloque um barbante e está tudo pronto para navegar no mundo da imaginação.

Tenho certeza que depois de pronto é diversão na certa.

2) Labirinto

Qual criança não gosta de um desafio? Essa brincadeira além de ser muito divertida estimula a concentração e desenvolve a coordenação motora ampla e o equilíbrio da criança.

Você irá precisar de um corredor na sua casa/apartamento, elástico e uma fita adesiva, você pode fazer com papel, porém o mais adequado é com elástico, pois o papel rasga fácil. Prenda o elástico de uma parede a outra em forma de X e em linha reta.

O objetivo da brincadeira é ultrapassar o labirinto sem tocar no elástico, ganha quem sair do labirinto mais rápido.

3) Pescaria

Pescaria com crianças

Não podemos esquecer que no mês de junho e julho acontecem as famosas festas juninas e julinas, tem pipoca, pinhão e claro, pescaria. Que tal preparar em casa aquela pescaria que as crianças adoram?

Você não vai precisar de muita coisa, apenas de uma bacia com água (você escolhe o tamanho) e para fazer a varinha de pescar você pode utilizar um palito de churrasco (lembre-se de cortar a ponta) ou até mesmo gravetos, e um pedaço de fio de lã, amarrado na ponta.

Os peixinhos podem ser feitos com e.v.a ou com papel, mas não se esqueça de passar fita adesiva ou papel contact. Com clipes faça as iscas, amarre um na ponta do fio e outro no peixinho (cuidado com as pontas).

Outra dica legal é escrever nos peixinhos números ou letras, e perguntar para a criança: o que tem no seu peixinho?

Desenvolvendo assim a importância dos números e das letras no contexto social. Que comece a pescaria!!

4) A Cabana

Diversão na Cabana com as crianças

E claro… antes de dormir não pode faltar aquela história infantil. Mas que tal, contar a história dentro de uma cabana? Tenho certeza que ela ficará ainda mais interessante, escolha um livro…pegue uma lanterna e comece a diversão.

A cabana você pode fazer de várias maneiras, uma delas é em primeiro lugar colocar um colchão no chão, depois coloque uma cadeira de cada lado do colchão, jogue um lençol por cima e está pronta sua cabana.

Veja também:

O inverno pode ser muito divertido. Propicie momentos de interação com seus filhos e conte pra gente qual brincadeira vocês mais gostaram. Não se esqueça de marcar a Vila Coruja na hora de postar aquela foto.

Carla Carbonar

Carla Carbonar

Apaixonada por crianças, educação, psicologia e o universo infantil.
Carla Carbonar

Comente pelo Facebook

Comentários

About Carla Carbonar

Apaixonada por crianças, educação, psicologia e o universo infantil.