logo-vila-coruja-festas

A importância do Brincar

Conteúdos

Quem não gosta de brincadeiras ao ar livre? Qual criança não gosta de brincar com seus pais? De sujar as mãos, a roupa, pular corda, de experimentar várias texturas, simplesmente de brincar…

Nos dias atuais é evidente a importância da brincadeira para o desenvolvimento integral da criança, em todos os aspectos, físico, cognitivo, psicológico e emocional.

Porém, se vê que as crianças estão brincando cada vez menos por conta de tantas atividades extracurriculares e algumas vezes o tempo de brincar é reduzido a eletrônicos: computadores, celulares, tablets, vídeo game, entre outros.

Use as tecnologias para brincar junto com seu filho
Use as tecnologias para brincar junto com seu filho

O uso da tecnologia em todas as etapas da vida não é prejudicial, mas sim, o excesso dele. Quanto tempo seu filho fica em frente a TV ou no tablet? Quanto tempo você o vê brincando e brinca com ele?

A brincadeira, seja ela sozinha ou compartilhada, possibilita o aprendizado de uma forma autêntica.

Quando é compartilhada, a criança constrói relações sociais e aprende a respeitar regras, desenvolve princípios como cooperação e liderança. A partir de experimentações descobre o mundo ao seu redor e o internaliza construindo um mundo imaginário com elementos reais.

É o “faz de conta” agindo… a partir dessa relação com o seu interior e o mundo real, a criança desenvolve-se como sujeito, construtor da sua própria história.

O papel dos pais na brincadeira

Os pais presentes e ativos, no momento da brincadeira, conseguem incentivar e perceber o desenvolvimento da criança.

Por meio do brincar, a criança conhece seus interesses e expõe suas emoções, seus pensamentos, sua criatividade. Por meio de objetos reproduz situações do seu cotidiano, quando faz dormir uma boneca, com panelinhas faz seu almoço, revelando a sua comida preferida. Com um mesmo objeto cria várias interpretações e amplia seu repertório de resoluções de situações problemas.

Como disse Winnicott: “É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou o adulto fruem sua liberdade de criação.”

Portanto, pais e professores devem criar situações em que a criança possa brincar de uma forma lúdica, a fim de que consiga expressar-se livremente com o outro. Possibilitar que a criança tenha acesso a utensílios como sucatas, caixas, panelas, panos, folhas ajudam a estimular sua criatividade.

Importância do Brincar
Importância do Brincar: liberdade de criação

Jogos como quebra-cabeça e peças de encaixe desenvolvem ainda mais a atenção e a coordenação motora fina. É a partir desse aspecto lúdico, do convívio com o outro que a criança desenvolve várias habilidades sociais, motoras e cognitivas.

O brincar de acordo com Vygotsky facilita no processo de aquisição da linguagem, além disso, a brincadeira deixa o aprendizado ainda mais interessante. Então, que tal brincar mais?

Referências
WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: IMAGO EDITORA LTDA, 1975. 244 p.

KOHL, Marta. Vygotsky. Disponível neste link.

Leia também:

Dicas de Brincadeiras para Crianças nas Férias de Inverno

Compartilhe nas mídias

Facebook
WhatsApp
Pinterest
logo-vila-coruja-festas

Faça um orçamento

Faça aqui a sua festa do jeitinho que você sonhou.