''

5 Brincadeiras de Páscoa que você pode fazer com as crianças


Qual família não gosta do almoço da páscoa e qual criança não espera ansiosa o coelhinho e seus ovos? Para esse dia ficar ainda mais legal resolvemos propor algumas dicas de brincadeiras com o tema páscoa!

Lembrando que a brincadeira contribui para o desenvolvimento integral da criança: físico, cognitivo e psicológico além de estabelecer um maior vinculo afetivo criança e família.

Quer deixar o feriado das crianças ainda mais gostoso e divertido? Olha só estas dicas de Brincadeiras de Páscoa:

Coelhinho sai da toca

Coelhinho Sai da Toca - Faixa etária: acima de 3 anos.

Coelhinho Sai da Toca – Faixa etária: acima de 3 anos

Essa brincadeira requer mais espaço, pode ser no jardim da sua casa, em uma quadra ou campo, irá depender do número de crianças.  Se o número de crianças for pequeno as tocas podem ser desenhadas no chão, o importante é se divertir.

Dividir as crianças em grupos de 3. Duas crianças ficam de mãos dadas formando a toca do coelho e uma criança fica no meio representando o coelho. Duas ou mais crianças ficam sem toca para dar inicio a brincadeira.

Quando tudo estiver pronto o responsável da brincadeira diz: “Coelhinho sai da toca”. E todos saem a procura de uma nova toca. Os coelhinhos que ficarem sem toca vão para o centro e a brincadeira recomeça.

Com crianças menores: 2 a 3 anos a brincadeira poderá ser feita também com bambolês. Cada criança deverá ficar dentro de um bambolê ao comando do responsável: “Coelhinho sai da toca” as crianças (coelhinhos) devem trocar de toca (bambolê) e a cada rodada o responsável retira um bambolê.

Essa brincadeira estimula a atenção, agilidade e a integração entre as crianças.

Rabo do Coelho

Rabo do Coelho - Faixa etária acima 6 anos

Rabo do Coelho – Faixa etária acima 6 anos

Desenhe um coelho em uma cartolina grande, em seguida cole o desenho na parede.

Depois desenhe o rabo do coelho em outra cartolina, corte e cole uma fita adesiva na ponta. Uma criança com os olhos vendados deverá colocar o rabo do coelho no lugar certo da cartolina.

Os amigos podem ajudar dando dicas: mais para a direita, para esquerda.

Essa brincadeira estimula a concentração, agilidade, cooperação.

Pintando os Ovos

Uma brincadeira de Páscoa que estimula a criatividade

Uma brincadeira de Páscoa que estimula a criatividade

A brincadeira de pintar os ovos é muito simples e as crianças adoram. Pode ser o ovo cozido ou vazio. Para crianças menores o ovo cozido é o mais ideal, cozinhe vários ovos (um ou mais por criança) e reúna as crianças para pintá-los.

Tinta guache e pinceis são uma ótima opção para deixar a brincadeira ainda mais divertida.

Estimula a criatividade, atenção e a coordenação motora fina.

Ovo na Colher

Ovo na Colher - Faixa etária acima de 5 anos

Ovo na Colher – Faixa etária acima de 5 anos

Dividir as crianças em duas ou mais equipes, organizá-las em colunas. Marcar um ponto de largada e chegada.

O primeiro participante deverá colocar um ovo na sua colher e segurá-la com as mãos sem derrubar até a linha de chegada, voltar à sua equipe e entregar a colher com o ovo para o próximo participante. Todos deverão realizar o trajeto.

Vence a brincadeira a equipe que terminar primeiro. Se preferir, para evitar sujeiras o ovo pode ser cozido, ou utilize ovinhos de chocolate.

Estimula: trabalho em equipe (cooperação), agilidade, coordenação motora ampla.

Caça aos Ovos

Caça aos Ovos

Caça aos Ovos: trabalho em equipe, agilidade e raciocínio com muita diversão envolvida

Não poderia faltar a caça aos ovos, uma brincadeira muito divertida que com certeza garantirá muitas risadas. Pode ser organizada no interior da casa ou em área externa.

Para começar selecione qual será o “tesouro” a ser encontrado. Em seguida crie algumas pistas para as crianças seguirem, com crianças menores o número de pistas deve ser menor e mais fácil de compreensão como desenhos, e com a ajuda de um adulto a brincadeira fica ainda mais divertida.

Baixe as pistas de Caça aos Ovos para brincar em casa com as crianças

Baixe as pistas de Caça aos Ovos para brincar em casa com as crianças

Com crianças maiores determine tempo para encontrar cada pista. Outra dica para crianças que estão no período de alfabetização é colocar letras no “tesouro” assim a criança deverá somente pegar o “tesouro” com determinada letra, ou com a letra do seu nome e assim por diante.

Distribua as pistas sem que as crianças vejam, para deixar a brincadeira ainda mais legal você pode fazer pegadas de coelho, assim os menores podem apenas seguir as pegadas.

Essa brincadeira estimula o trabalho em equipe, a agilidade, a atenção, raciocínio lógico.


Gostou das dicas? Conte pra gente nos comentários qual é a brincadeira que você mais ama e quais já fez com seus filhos, sobrinhos ou até mesmo os mais grandinhos!

Compartilhe o post e marque seus amigos que também irão gostar das brincadeiras.

Leia também: 

– A importância do Brincar

Carla Carbonar

Carla Carbonar

Apaixonada por crianças, educação, psicologia e o universo infantil.
Carla Carbonar

Comente pelo Facebook

Comentários

About Carla Carbonar

Apaixonada por crianças, educação, psicologia e o universo infantil.