Saiba quais são os artifícios usados pelos criminosos para atrair crianças e adolescentes
Quem poderia imaginar que, a mesma internet que auxilia nossos filhos nos estudos, e oferece incontáveis opções de entretenimento, seria também um lugar cercado de armadilhas. Aquela famosa frase: “o perigo pode estar dentro de casa”, infelizmente tem sido muito verdadeira.
Programas de deepdfake, que utilizam recursos de inteligência artificial para substituir rostos em imagens e vídeos, além de distorcerem as vozes originais das pessoas por falsas, têm sido usados por bandidos na internet, mas principalmente por pedófilos. O objetivo é fazer com que um homem de 45 anos, por exemplo, se passe por um adolescente de 13, ou até mesmo por uma mulher. É a combinação perfeita do mal!
Inúmeras reportagens, e até mesmo programas de tv, têm abordado o assunto, num alerta tão importante para as famílias. Um estudo realizado nos Estados Unidos revela uma estatística preocupante: Entre 2019 e 2021, anos em tivemos o auge da pandemia, crianças e adolescentes ficaram cerca de 17% a mais em apps de redes sociais. Muitos chegaram a ficar mais de cinco horas conectados.

O ensino remoto colaborou muito para essa estatística alarmante, mas também devemos levar em conta o fato de que há muito entretenimento atrás das telas. Muitos pais passam o dia fora de casa, e não conseguem ter um acompanhamento efetivo do que seus filhos acessam, deixando o “caminho aberto” para pessoas mal-intencionadas.
Aliado a isso, ainda temos o fato de que a conversa dessas pessoas é extremamente persuasiva, o que facilita para elas saberem que essas crianças e adolescentes estão sem a supervisão de um familiar. Dessa forma cria-se um vínculo de amizade e confiança, deixando os menores totalmente vulneráveis.
Você conhece o controle dos pais?
Mas a tecnologia também pode ser usada a favor das famílias. Aplicativos de “controle familiar” permitem que todos os acessos na internet sejam monitorados, mesmo de longe. Mas, como sempre falamos aqui, o diálogo entre pais e filhos é sempre a melhor de resolver situações delicadas e, acima de tudo, evitar maiores problemas.
Fontes consultadas: